Tecnologia BLE

 BLE



     Bluetooth Low Energy (BLE) é uma tecnologia aplicada ao bluetooth que consome muito menos energia, mais ou menos 10% em relação ao bluetooth normal, pois sua criação foi feita apenas visando a transmissão de dados enviando sinais intermitentes como por exemplo um sinalizador.
    Essa tecnologia foi feita para maximizar a economia da bateria justamente para aumentar o tempo de transmissão de dados.
    Esse protocolo ganhou muito destaque no ano 2010, com a versão 4.0, pois seu uso massificado desde então permitia facilmente conexões sem fio de curto e médio alcance.
    As características o fazem com que o dispositivo BLE fique na maior parte do tempo em modo sleep, sendo ativado só quando é para realizar conexões que duram milésimos de segundos, por isso ele é ideal para aplicações que informações periodicamente.  
    Por causa do seu pouco consumo de energia, o BLE tornou-se rapidamente uma das principais opções para as aplicações de Internet das Coisas. Os dispositivos que operam via Bluetooth conseguem trabalhar por longos períodos sem que a bateria se acabe, transmitindo dados periodicamente.
    BLE que inicialmente oferecia apenas recursos simples de presença e proximidade, hoje disponibiliza a tecnologia BDF (Bluetooth Direction Finding) que possui diversas aplicações como por exemplo a localização dentro em indústrias identificando locais de trabalho seguro em setores fabris, localização em tempo real para atletas visando medir a performance, localização de materiais e equipamentos em centros logísticos, e em breve pretende disponibilizar medição de distância com ainda mais precisão
    Sua principal aplicação no mercado são os beacons (dispositivos emissores de BLE), algumas aplicações da tecnologia que vêm se tornando comuns, como aplicações em escolas para identificação e medição do tempo de presença dos alunos em sala de aula, o uso pessoal para localização de pertences através de uma TAG, o uso no setor de turismo e hoteleiro disponibilizando conteúdos informativos de acordo com a localização do visitante/cliente, e na indústria do varejo com a finalidade de sinalizar promoções para o usuário ao passar perto de um setor específico ou de uma loja em um centro comercial.
   Por ele ter uma boa experiência com baixo custo, é uma ótima opção para quem necessita de um rastreamento mais contínuo, com um consumo elevado de dados, por isso o protocolo tem sido muito utilizado para monitoramento de pessoas e equipamentos móveis dentro de ambientes fechados. 
   Ele tem opção de ser utilizado no marketing também, entregando mensagens personalizadas para consumidores de acordo com sua localização.
    

Comentários