TESTE
Para o teste usamos o arduindo IDE para copilação do codigo e o aplicativo Blynk que tem uma forma simples de interagir com o ESP32 . Para o teste foi usado os seguintes material:
- 1 - ESP32
- 1 - led de alto brilho azul
- 1 - resistor de 1K
- 1 - protobord
- 1- Smartphone
O codigo é bem simples pois utiliza os pinos GPIO(General Purpose Input Output) pois são portas que servem como interface entre o microcontrolador e periféricos como sensores, atuadores ou até outros circuitos integrados e microcontroladores. A imagem abaixo a pinagem de um DOIT Esp32 DevKit v1 de 30 pinos. Ele tem 25 pinos GPIOs com níveis de tensão 0V e 3.3V (não tolera 5V) para níveis digitais 0 e 1 respectivamente, com corrente máxima de 12mA por GPIO.
Usando o Pino D2(GPIO 2) para receber o sinal para desligar e ligar o led o esquema ficou assim:
O código de tambem é bem simples pois o Blynk tem sua bibliotecas proprias ja adicionada no arduido ide então so chamar as bibliotecas e carregar o codigo.
codigo:
#define BLYNK_USE_DIRECT_CONNECT#define BLYNK_PRINT Serial#include <BlynkSimpleEsp32_BLE.h>#include <BLEDevice.h>#include <BLEServer.h>char auth[] = "0JSvlFcCPpNisS0uJXaakxP0CN19d9bQ";// na criação do projeto um Auth Token é gerado para usar nos projeto Blynkvoid setup(){// Debug consoleSerial.begin(9600);Serial.println("Waiting for connections...");Blynk.setDeviceName("Teste_BLE");// Nome que aparecera para conectarBlynk.begin(auth);}void loop(){Blynk.run();}
Assim vamos para o aplicativo bem simples consiste em 2 botões um para conectar no Bluetooth e outro para acionar o LED.
As configurações do Botão do Led tem que deixar assim o GP2 no output singnifica que estamos usando o pino GPIO 2 que esta localizado no D2
Depois do botão configurado vamos ligar o aplicativo com o BLE do ESP32 usando o botão de bluetooh que foi colocado no programa ira aparecer o Teste_BLE igual esta no programa
Video com o funcionamento do programa:
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