Inicialmente, trabalharíamos em duas frentes sendo o plano inicial o desenvolvimento do App com Android Studio, e caso não conseguíssemos concluir o desenvolvimento partiríamos para a programação em blocos.
Como sugestão e também para evitar possíveis problemas, tomamos o nosso plano B como plano A e resolvemos deixar o App desenvolvido a partir da programação em blocos pronto para uso e em paralelo trabalhar em algo mais elaborado através do Android Studio.
Dito isto, realizamos a primeira versão do App através do MIT App Inventor que utiliza programação em blocos.
O maior desafio até o momento foi realizar a devida comunicação com o BLE através do aplicativo. Em diversos testes, conseguimos fazer a comunicação com o ESP32 através de outros aplicativos, porém através do que desenvolvemos ainda não solucionamos o problema.
Abaixo a codificação utilizada no MIT App Inventor, para o App acima.
Até o momento não foram implementadas funções para os botões "Lamp_2_++" e "Lamp_2_--", pois ainda não conseguimos realizar os testes com o BLE ativo.
Em resumo do código, na primeira coluna temos as atribuições dos IDs, as funções para conexão e desconexão do BLE através do botão "Connect" e "Disconnect".
Também atribuímos um Timmer que verifica se o dispositivo BLE continua conectado e altera o botão "Connect" para "Connected". Assim que o dispositivo estiver desconectado, o botão volta para a nomenclatura inicial.
Na segunda coluna temos as funções para os botões considerando o envio de um código indicando a ligação ou desligue de duas lâmpadas.
Após tornar a conexão possível, seguiremos com os testes considerando o uso da possibilidade de aumento e redução do brilho da lâmpada através do BLE.
Comentários
Postar um comentário