Escolhendo a Linguagem de Programação
Para a programação do App foram verificadas 3 opções sendo elas:
1. Programação em blocos: A opção de programação em blocos é um grande facilitador para quando temos nenhum ou muito pouco conhecimento em linguagens de programação.
Neste caso estamos considerando o MIT - App Inventor que pode ser utilizado online e que toda a parte de programação são em blocos para encaixe.
Esta ferramenta possui acesso gratuito e é leve, rodando em praticamente qualquer maquina.
2. Java: Outra opção seria a utilização da linguagem Java através dos softwares Android Studio ou Eclipse.
Neste cenário, é exigido maiores conhecimentos de programação para o desenvolvimento apesar de o Android Studio disponibilizar a parte de Visual Studio que facilita a criação do Layout.
Uma vez utilizando uma linguagem de programação como Java, não temos limites para implementações no App. Os softwares são gratuitos para download e também não agregaria custos para o projeto.
Android Studio
3. Python: A terceira opção será o uso de Python para desenvolver um aplicativo do zero.
O Python é uma linguagem de programação que está em alta, e utilizada para diversas finalidades, desde a construção de aplicativos, sites, jogos, scripts básicos até sistemas para ML (Machine Learning) e AI (Artificial Inteligence).
O Python entra como uma opção por ser uma linguagem de programação simples, e seus compiladores serem leves, além de também disponibilizar compiladores em nuvem.
Possui diversas plataformas disponíveis com bibliotecas gratuitas, além da plataforma oficial que é open source.
Python
Após filtrarmos estas dentre diversas linguagens e formas de construção de Apps, faremos alguns testes e entraremos em contato com as 3 linguagens e formas de programação, para definir com qual proceder no projeto.
Comentários
Postar um comentário